sábado, 23 de junho de 2012

O meu s.o.s.

Quanto vale o bem estar e a saúde física e mental de um cidadão, para um governante (autarca)?
Se for alguém importante, famoso e rico - VALE MUITO!
Se for alguém, como eu, NÃO VALE NADA!
É uma triste, revoltante e infeliz conclusão, mas real!...

Depois de muito reclamar, continuo na mesma ou pior ainda. Tenho reflectido sobre a situação e, atendendo a que, o local onde deveria sentir-me confortável, que deveria ser o meu porto de abrigo - a minha casa, mas onde felizmente me sinto atormentada, considero que é chegada a hora de passar a outra forma de luta. É hora de ir para a rua GRITAR!

Mas o meu GRITO irá ser dado em silêncio. Um silêncio que espero provoque um enorme ruído, porque ruído é o que me tem atormentado desde Junho/2009.

Estou cansada, cansada... muito cansada de remar contra a maré! Não aguento mais isto. A nossa felicidade depende em muito de nós, mas também depende de terceiros. Nestes últimos três anos, a minha tem dependido essencialmente de terceiros. Nesse período, apenas me deram seis meses de tréguas entre Novembro de 2011 e Abril de 2012. Depois voltou aquela ZOEIRA irritante e infernal, provocada por aquele monstro ruidoso ali ao lado que é a central de climatização do centro comercial "Tavira Gran-Plaza".

Disse-me uma vez o Director numa reunião que tive com ele que tencionavam resolver o problema, mas até hoje... nada! Claro aquilo não o incomoda, se só resolverem daqui por vinte anos, para ele não trará qualquer problema, assim como também não casou nem causa problemas a quem autorizou aquele atentado. Quem??? Esse mesmo: o José Custódio Macário Correia (ex-presidente da Câmara), de quem me lembro todos os dias e a quem tenho que agradecer. Não desejo mal a ninguém, apenas desejo a esse ser humano que um dia a vida se encarregue de lhe fazer sentir a mesma angústia e desespero como a que ele me tem causado, só isso. Sim, porque ele quando se sentiu incomodado na sua casinha com o ruído provocado pela pedreira localizada junto à sua casa no Barranco da Nora, não descansou enquanto não a fechou. Ele conseguiu, era o presidente da Câmara... mas depois esqueceu-se de proteger os outros cidadãos... mais uma vez o meu agradecimento, Macário Correia. Poderia desejar que a vida lhe pague em dobro, mas desejo apenas que a vida lhe pague na mesma moeda! Não é que isso me vá trazer felicidade, nada disso, é só para ver se aprende qualquer coisinha em termos de responsabilidade para com o seu semelhante.

E eu, para aqui continuo sem saber ao certo que passo dar, mas parece-me que a forma de luta que tenciono seguir será a mais adequada: greve de fome! Isso mesmo, não consigo suportar mais esta angustiante forma de vida: ou eu ou o arsenal de aparelhos de ar condicionado do Plaza. E cá está: o meu bem estar e felicidade irá continuar a depender de terceiros. De terceiros que até agora apenas têm olhado para o seu umbigo e assobiado para o lado.

Para quem pensar que se trata de brincadeira, e se tiver curiosidade e certificar-se, comunico que irei iniciar a minha nova forma de luta na próxima sexta-feira, dia 29/06/2012, pelas 19:30, junto à entrada das escadas rolantes. Fartei-me de esperar, para mim CHEGA!!! Este é o meu grito do "Ipiranga" e o meu "S.O.S." 

Em dias de trovoada tenho pedido para que caia um raio em cima de toda aquela maquinaria, para que a calasse de vez, mas não tenho sido atendida...

Em tempos tinha pensado fazer uma greve de fome e, em simultâneo, pedir a colaboração dos meus amigos, conhecidos, amigos do meus amigos, conhecidos dos meus amigos e da população em geral, para me ajudarem, não fazendo compras neste espaço comercial, mas depois pensei melhor e fico por aqui..., espero que seja suficiente.

Portanto, concluindo: se na sexta feira da próxima semana nada acontecer, e quando chegar a casa o ruído se mantiver assim, irei iniciar a minha greve de fome, a qual só será interrompida quando o problema se resolver. Não é uma ameaça, uma brincadeira, ou bluff, é a minha luta pela minha vida, pela minha felicidade, pelo meu bem estar e dos meus filhos. Eles necessitam de uma mãe feliz e saudável, não de uma mãe triste, infeliz, angustiada, cansada, com dores de cabeça, indisposta e sem energia para eles...

Quando vi o filme do Titanic, fiquei a saber o significado do S.O.S. e a forma como nasceu. Foi o pedido de socorro enviado: "Save Our Souls", e assim nasceu o S.O.S., naquela trágica viagem.

Até sexta, ou talvez não!... Tudo dependerá de terceiros...

Por hoje fico por aqui, com os olhos já alagados a transbordar pelas faces.

Antes de ir, quero apenas deixar aqui uma homenagem muito sentida a todas as pessoas que partiram, nossas conhecidas ou não, levadas por doenças traiçoeiras e silenciosas, contra as quais lutaram e se debateram com todas as suas forças até aos seu último suspiro. 

Vivemos numa sociedade doente, que cada vez mais provoca doenças em pessoas cada vez mais jovens e em número crescente, o que é preocupante.

Gritarei e lutarei até que voz me doa! Conto com o vosso precioso apoio moral.
Até breve,

Noélia


11 comentários:

  1. Percebo muito bem o que esse tipo de agressão auditiva pode provocar à nossa saúde. Já tive de sair de locais onde morei por causa de coisas do género depois de muito lutar em vão... Força amiga, porque para além da lei tens o mais elementar senso comum do teu lado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manuel,
      Viver assim não é viver é ir tentando sobreviver...
      Vamos ver se o bom senso vencerá desta vez.
      Abraço,
      Noélia

      Eliminar
  2. Boa tarde. Parece-me difícil calar aquilo pois o Centro Comercial tem um relativo interesse em Tavira, embora as lojas vão abrindo e fechando, não existindo grandes marcas, vendendo muita porcaria aos Espanhóis que por cá passam. Já verificou todas as hipóteses, nomeadamente isolamento acústico pago pelos donos da fonte de ruído. Já deve ter estudado bem o problema, mas obrigue as autoridades a darem-lhe uma resposta. É a função delas.

    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pretendo que o centro comercial feche, só quero viver em paz e sossego, sem aquele "massacre" ruidoso...

      Eliminar
    2. Não pretendo que o centro comercial feche, só quero viver em paz e sossego, sem aquele "massacre" ruidoso...

      Eliminar
  3. Olá querida Noélia,
    Não me posso pronunciar do ponto de vista legal pois não conheço o processo nem a situação REAL. Importa é o que dizes e isso acredito absolutamente. Há muitas formas de nos tornarem a vida insuportável.
    Quanto a acções, bem... também não sei o que dizer. Infelizmente, SOBREVIVER e SUBVIVER é o que tem sido à maioria da população. Já não há nem SIMULADA vergonha.
    Não costumo agir sem pesar bem os prós e os contras, analisando bem a situação. Antes disso faço por acalmar, repirar fundo e contar (como fazia um personagem de telenovela brasileira, "Zeca Diabo). Só com "cabeça fria" e plano bem delineado se tomam decisões que FUNCIONEM. Até poderá não ser muito difícil, dada a impunidade dos autores e o desleixo provocado por pensarem que a IMPUNIDADE é um facto, assim como a ausência de acções por parte dos lesados.
    Pensando bem, com planos A, B, C... antecipando as reacções do "outro lado", muitas vezes consegue-se levar "o barco a bom porto". Claro que implica sempre dispêndio de energias e de tempo, mas quando a razão nos assiste há sempre possibilidade de meter um "pauzinho na engrenagem".
    Aproveita o factor surpresa (a preparação e a acção quando a mesma não é esperada). Sei que esta "gente" só faz algo quando acossada. Quando são encostados à parede e todas as suas acções contrárias à razão (como disse, e bem, MANUEL TAVARES, contra "o senso comum") só possam encrencá-los. Aí o correcto terá que se impor. Só o farão quando puderem ter PREJUÍZO. É por que deves ir, penso.
    Se a greve de fome não os atingir nada farão. Tu estarás a dar cabo (ainda mais) da tua saúde e a preocupar quem te quer bem. Só parto para acções "desesperadas" quando sei que irão funcionar e que não haja mais nada a fazer. Não me meto numa batalha que não possa "vencer". É um desperdício.

    Espero que tenhas entendido. Sabes que podes contar com a minha solidariedade, mas que nunca ("nunca digas nunca") direi o contrário do que penso, a menos que faça parte duma estratégia.

    Abraço,
    Vitor Marinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Vitor,
      Muito obrigada pelas tuas palavras e opinião sincera.
      Um abraço,
      Noélia

      (Novidades mais abaixo)

      Eliminar
  4. Afinal, parece que nem tudo está perdido!...
    Tenho boas notícias... a chama da esperança reacendeu-se para o meu lado.
    Não me limitei a partilhar aqui e no FaceBook a minha intenção, dei também conhecimento ao Director do Plaza do que tencionava fazer. Respondeu ao meu mail que já não é o Director do Plaza, mas que tinha reencaminhado a mensagem para o actual. Este, por sua vez entrou em contacto comigo para nos reunirmos e conversarmos sobre o problema, o que aceitei de imediato.
    Senti sinceridade quando me transmitiu preocupação para com o incómodo que sinto e comprometeu-se a resolver o problema.
    Espero que seja desta, tenho que acreditar e confiar que sim, mas também lhe fui dizendo que lutarei até ter energia, se tudo ficar na mesma.
    Sinto-me aliviada por não ter que passar fome em nome da salvaguarda dos mais elementares direitos. Bem, pelo menos por agora, aguardemos pelo desenrolar dos acontecimentos...

    ResponderEliminar
  5. Vivemos realmente num pais em que nós cidadãos comuns temos que pagar e calar.Só quem tem o primo X e o amigo Y é que pode aspirar a ser ouvido. Existem muitas "Noélias" por este pais fora,
    umas sofrem em silêncio, poucas lutam. Tu és um caso excecional, uma pessoa única, sempre lutadora. Precisas e necessitas ser feliz, por ti e pelos seres maravilhosos que todos os dias têm a alegria de te chamar Mãe. Nunca te esqueças que és importante para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por esta mensagem. Um abraço!
      Hoje fui bastante surpreendida, pela positiva, por uma notícia que me deu alento... afinal vale a pena acreditarmos e lutarmos.

      http://expresso.sapo.pt/macario-correia-perde-mandato=f737292

      Noélia

      Eliminar
  6. O super herói...
    http://adefesadefaro.blogspot.pt/2009/09/macario-super-heroi.html

    ResponderEliminar