domingo, 20 de setembro de 2009

"Quem semeia vento, colhe tempestade!"





Postal de Despedida...


Pretendia enviar-lhe um postal de despedida, mas o que tenho a dizer não cabe num postal, por isso deixo aqui vários postais (fotos) e o meu comentário final.

O próximo dia 11 de Outubro é dia de mudança em Portugal e, por conseguinte, é dia de mudança em Tavira e será dia de mudança em Faro.

Com a mesma intuição que senti na primeira vez, em que se candidatou à presidência da Câmara Municipal de Tavira que o Sr. iria ganhar, digo-lhe agora que a minha intuição me diz que o Sr. não vai conseguir ganhar em Faro (intuições, cada um com as suas...).

Sinto que os Farenses lhe vão mostrar, no próximo dia 11, um sinal de proibição de entrada na Presidência da Câmara Municipal de Faro.
Lamento ter que lhe dizer isto, assim como lamento que o Sr. nos vá deixar um grande problema por resolver em Tavira que incomoda muita gente.

Li que está muito indignado com o que lhe estão a fazer em Faro. Compreendo a sua indignação, assim como esperava que o Sr. tivesse compreendido a indignação e o mau estar daqueles que vivem junto ao último grande projecto que o Sr. aprovou, o que não aconteceu, porque até agora NADA de NADA, não nos foi dada qualquer garantia de que o problema vá ser solucionadao até dia 11 de Outubro. Já não acredito que até ao último dia em que o Sr. será o Presidente da Câmara Municipal de Tavira, vá dar boas notícias aos subscritores do abaixo assinado entregue nessa Câmara Municipal em 03/07/2009.

Pois é quem vier a seguir que resolva!... Muito conveniente Sr. Presidente ("quem vier atrás que feche a porta")...

É bastante curioso: para a aprovação do projecto, 24 dias úteis foram suficientes, já para resolver o problema causado a vários residentes na urbanização localizada junto ao Gran-Plaza, estamos a aguardar desde que entregámos o abaixo-assinado em 3 de Julho (há dois meses e meio) e respostas: ZERO.

Se o que lhe estão a fazer em Faro é baseado em factos do que aconteceu em Tavira, como este e muitos outros, lamento. Assim como lamento que tenha "enterrado" as expectativas de muitos de vir a ter melhor qualidade de vida quando adquiriram casa e se mudaram para esta urbanização, assim como tenha exposto estas pessoas a riscos de saúde, devido ao grande "bónus" que o Sr. nos colocou praticamente à porta. Sobre este assunto poderá encontar na Internet imensa informação sobre os malefícios do ruído na saúde. Li recentemente um na revista "Tabu" N.º156 do jornal SOL, de 4 de Setembro de 2009, com o seguinte título: "RUÍDO QUE MATA" - muito sugestivo e animador, não lhe parece?

Já tinha feito o meu balanço aos doze anos da era Macário. Quanto a este problema do ruído, tinha esperança que o mesmo ficasse resolvido e que o Sr. não fosse deixar essa herança ao Sr. que se segue. Parece que me enganei...

Também me quer parecer que os Farenses não se vão deixar enganar. Afinal, não é em Tavira que:

- Temos a factura da água mais cara (comentários de 15/07/2009), de Portugal?

- Temos uma taxa de IMI muito elevada?

- A qualidade de vida dos residentes não aumentou?

Pode o Sr. desmentir, com factos, estas evidências?

Se sim, então, porque está tão indignado? Defenda-se e prove que estão todos errados!

Caro Sr. Presidente, sempre ouvi dizer (desde pequena), que "quem semeia vento, colhe tempestade!... Parece-me que o Sr. só está a colher os frutos do que semeou nos últimos doze anos...

Mas aí está uma grande oportunidade, prove às pessoas que o que se diz não é verdade, demonstre que é uma pessoa de boa vontade, preocupado com o bem estar das populações. Se o fizer, o dia 11 de Outubro só poderá ser para si um dia de glória, se não o fizer, pois o único responsável por isso será o Sr., não serão os que, quem quer que sejam, andam a deixar mensagens nos seus cartazes. Ainda pode mandar colocar umas câmaras de vigilância nos cartazes que não têm essas mensagens, pode ser que descubra o culpado.

Sr. Presidente, lá diz o ditado que "quem não deve não teme" e acredito que os farenses saberão ser justos e fazer a escolha que consideram certa e que melhor servirá os seus e os interesses de Faro.

No dia 17 de Agosto cruzámo-nos (ver o comentário de Noélia disse de 02/09) em frente ao Hotel Faro e o Sr. disse-me para eu me animar, pois bem hoje é a minha vez de lhe transmitir esperança, anime-se Sr. Presidente e não se preocupe, prove aos farenses que o que se diz não é verdade, e o dia 11 de Outubro será seu, certamente!...

Tal como o Sr. também eu pergunto: Palavras para quê?... (clique para ler)

Exmo. Senhor,
Presidente da Câmara Municipal de Tavira
Eng.º José Macário Correia

... se os factos falam por si?!...

E pergunto também:

"Gran-Plaza", "Gan-Tormento" ou "Gran-Alívio"?

Aposto que para o Sr. foi um "Gran-Alívio" (a avaliar pelo tempo recorde em que aprovaram o projecto...). A receita arrecadada para a Câmara deve ter sido bastante interessante, não?; para os que lá vão às compras será simplesmente o Gran-Plaza e já para os que moram perto deste "monstro", Gran-Tormento parece-me a classificação certa...




São só 54 ventoinhas... (3 grupos de 18 cada)






Oiça Sr. Presidente, oiça este agradável som nos vídeos que se encontram abaixo, ou se preferir venha ouvir ao vivo, venha até à eira ao lado desta maquinaria e sente-se num dos bancos a apreciar o som e imagine-se um dia inteiro a ouvir aquela Zoeira infernal...

Não aprovo o que andam a fazer aos seus cartazes em Faro, os meios não podem justificar os fins, assim como também não aprovo a forma como foi aprovado este projecto em total desrespeito pelas pessoas, pela sua qualidade de vida e saúde que o Sr., na sua qualidade de Presidente da Câmara, tinha e tem a obrigação de preservar.
As pessoas que vivem do outro lado da estrada tinham as suas casas ao nível da estrada. Agora ficaram com a estrada bastante mais abaixo. Têm rampas ou escadas para irem para casa, pessoas com idade já avançada, com problemas de saúde em pelo menos 2 ou 3 das casas e com dificuldades de locomoção (enorme melhoria da qualidade de vida...). A Senhora com quem falei hoje, disse-me que teve que ir à Câmara reclamar, caso contrário nem as escadas teria ainda. Antes viviam numa zona muito tranquila e agora passam-lhes imensos carros, caravanas e camiões à porta. Mais ruído, mais pó, menos tranquilidade e bastante menos qualidade de vida.

Sr. Presidente,

Tanta gente descontente! O Sr. não se sente incomodado com esta situação?

Os meus cumprimentos e votos de boa sorte (para si e para nós principalmente que somos a "arraia miúda" que tem que se sujeitar às decisões dos que têm poder, mas que não têm que se calar).

Noélia Falcão







Quero deixar aqui um último desafio, realizem a última reunião da Assembleia Municipal na eira que se localiza ao lado desta central, ao som deste "maravilhoso" ruído com que o Sr. Presidente nos presenteou.

16 comentários:

  1. e o preço a pagar pela inovação da nossa sociedade...
    existe tantas coisas piores, esta pelo menos aumentou os postos de trabalho...
    criticar e muito facil melhorar isso da trabalho... nao vai ser com isto que se ganham votos..

    ResponderEliminar
  2. Abri uma das filmagens que anexa e de facto o ruido provocado é incomodativo.
    Este é um problema que deverá ser resolvido e com a necessária intervenção da CM de Tavira junto da administração do PLAZZA.
    Caberá ao Presidente que inicie funções a promoção da resolução.
    Mas, nós que por cá já andamos há muito duvidamos.
    Alguem irá dizer como a tia disse ao sobrinho...

    ResponderEliminar
  3. Eu queria ver o anónimo das 15:39 a ter que ouvir aquele ruído durante todo o tempo em que está em casa. Se enumerar factos é criticar, olhe fique lá com a sua critica. Não sei se reparou mas apenas estou contra o local escolhido para colocar a central de ar condicionado. Concordo consigo, não são estas atitudes de desrespeito pelos cidadãos que vão dar votos ao Eng.º em Faro. Eu, tal como vocês todos, só quero ser feliz e ter a qualidade de vida a que tenho direito e pela qual tenho que lutar todos os dias. Com tanto espaço para colocar aquela parafernália porque é que colocaram no local onde está. Tem toda a razão, criticar é muito fácil e aranjar soluções e melhorar é mais difícil. Tenho a certeza de que poderá enviar as suas sugestões para a Câmara Municipal de como solucionar este problema, decerto eles agradecerão e nós também.

    Passe muito bem e espero que nunca lhe bata á sua porta uma factura tão elevada a pagar pela inovação, como refer, se é que se pode chamar a isto inovação!...

    Noélia

    ResponderEliminar
  4. A Noélia preferiria o cheiro da estação de tratamento que não deveria fazer barulho nenhum... E a linda de comboio aí tão perto? Se calhar corta-se a ponte para o comboio deixar de passar...
    Uma das entradas da cidade logicamente tambem algo movimentada, melhor cortar o acesso e já agora tirar o som dos espaços abertos da Ubi e Docas (estas ultimas já mais distantes) mas acredito que quando o vento é favorável a incomoda...
    Se calhar é melhor fecharmos a cidade, ou então a Sra. (com todo o meus respeito) procurar uma casa no meio da serra...

    ResponderEliminar
  5. Temos a factura da água mais cara, de Portugal?
    -quanto a isso relembro-lhe que foram efectuadas obras a nível da qualidade da agua, e também foram feitas melhorias 1º a nível de pedais nos contentores do lixo e agora os subterrâneos mais modernos e úteis, no qual eu acho ser uma melhoria para a cidade e para o nível de vida, é verdade que é caro, mas tem sido bem investido nesse nível e parece que ninguém quer ver isso (ou não querem ver) e eu não tenho que defender o Macário... isto são factos, não concordo com todo o trabalho dele, mas no geral ele fez um bom trabalho em Tavira...

    ResponderEliminar
  6. Água mais cara do mundo... para água e AUDis.
    A cidade turistica que encerra a hotelaria local mais cedo e a ilha á meia noite.As ruas interiores com muita ondulação...os parquimetros até á casa de banho...Rua Dr parreira ...não cabe um carro e ua moto...as estradas da serra só em pleno estado onde passa a volta ao algarve.. os clubes mais tristes e ingloriosos do mundo... o mercado municipal para morrer de frio,de calor e empenhados ao banco(exterior),a mulher do presidente directora da fundação da juventude e a mulher idosa mais rica da américa latina.Como o presidente não descobria o labirinto do centro da cidade marcou um estacionamento BMW junto á Farmácia Central. Vai descansar.. talvez a cavar batatas para o Barranco da nora...já sofremos muito... farenses abram os olhos...PORRA

    ResponderEliminar
  7. Caro BMC,

    Todas as coisas a que se refere eram do meu conhecimento, o mau cheiro havia garantias de que iria acabar em breve, o comboio passa rapidamente e não me incomoda, antes do centro comercial passava muito menos trânsito, mas o trânsito até se aguenta, já aquela Zoeira garanto-lhe que me incomoda muito, mas isto não há nada como passar pelas situações para as poder avaliar.

    Quando comprei a minha casa o projecto do centro comercial ainda não tinha dado entrada na câmara e desconhecia que iria ser erguido ali ao lado.

    Cumprimentos,
    Noélia

    ResponderEliminar
  8. Compreendo-a perfeitamente Noélia. Indepentemente das vantagens e desvantagens do Plaza para a cidade, que não me apetece dissecar neste momento, parece-me grave que se aprove uma àrea residencial em que já por si havia o problema do cheiro (e aí, desculpem, mas o lagar é MUITO pior que a ETAR a esse nível) e sem aviso ou consulta dos moradores, se contrua um centro comercial com o "array" de AC no mesmo lado das moradias. Já para não falar na esplanada com vista para essa urbanização, que em muito viola a privacidade de quem lá mora.

    Vivo junto à 125 e embora hoje o meu cérebro opte por ignorá-lo, há dias em que realmente se torna irritante. E, calculo, será bem menor que AC a funcionar 24/7.

    Não acharia tão grave se não se tratasse de um erro de projecto, pois acredito que com uma variação de custo baixa se poderia ter feito aquilo de outra forma.

    Infelizmente, e porque não se pensou nisto à partida (típico) a solução passará por gastar ainda mais dinheiro, se houver vontade política - ou melhor, se a vontade política se sobrepor ao interesse comercial.

    Faço votos de que ganhe o bom-senso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Caro Almareado,

    Agradeço as suas palavras de apoio e também eu espero que ganhe o bom-senso, e que não demore muito tempo porque aquele ruído ininterrupto e sempre naquele registo é altamente irritante.

    Cumprimentos,

    Noélia

    ResponderEliminar
  10. Há dias ouvia o candidato independente apoiado pelo PSD falar das obras nas Cabanas e das conquistas da sua freguesia (ETAR do Almargem, Porto de Pesca e requalificação da marginal - POLIS da Ria Formosa).

    Já sabemos, com tanto eleogio, o professor Carlos Baptista no próximo Domingo vai votar no Eng.º José Sócrates!

    ResponderEliminar
  11. Há pessoas que querem subir de qualquer maneira!
    Quando não conseguem caiem no ataque barato!
    Macário vai ganhar em Faro contráriamente ao que quer adivinhar!
    Com outro Presidente certamente que a D.Noélia vai chegar rápidamente onde quer pois foi Macário que não a deixou!
    Alguém acredita?
    Eu não!
    Atalaia de faro

    ResponderEliminar
  12. Ataque barato é aquele que esta "Atalaia de faro" está aqui a fazer. Que fique bem claro que não quero subir de qualquer maneira, quis SUBIR DE FORMA LEGAL e isso foi-me, vergonhosa e descaradamente vedado pelas razões que apresentei. Se tiver dificuldade em interpretar a lei, peça a alguém que o ajude, mas não venha para aqui chamar nomes àqueles que têm a coragem de denunciar com factos reais as trafulhices que se verificaram. Vá ler com atenção, com muita atenção e muito pausadamente que é para dar tempo às ideias de entrarem no seu cérebro para que sejam devidamente processados.

    Quanto ao que disse no fim, acredito piamente naquilo que afirma, com qualquer outro Presidente, seja ele Aires, Amaro, Botelho, Carvalho ou Graça (a ordem é alfabética, conhece o alfabeto presumo...), acredito que teria chegado ao que me propus. À excepção do candidato Graça, aos outros conheço-os a todos, e duvido que algum deles tivesse cruzado os braços como este Presidente fez, para beneficiar descaradamente aqueles que ele quis.

    E agora é a minha vez de perguntar: Alguém acredita?

    Eu não! Não acredito que qualquer dos homens que enumerei fosse permitir tal injustiça e ilegalidade.

    Passe muito bem e tenha cuidado com o que diz! De qualquer das formas parece-me que tenho que lhe agradecer, afinal ajudou-me a fortalecer as evidências. Sim porque no final qundo diz "pois foi o Macário que não a deixou!" Está coberto ou coberta de razão, não me deixou, porque tendo eu denunciado as irregularidades, ele não fez absolutamente NADA! É este tipo de homem que admira e quer para seu Presidente? É lá consigo, mas nesta altura deve haver muito Farense envergonhado de vir para aqui um farense (mesmo que anónimo) defender os procedimentos ilegais verificados na Câmara Municipal de Tavira.

    Preferências, cada um com as suas! Eu pertenço ao grupo daqueles que preferem o RIGOR, a HONESTIDADE, a LEGALIDADE, a RESPONSABILIDADE, enfim valores que parece que começam a entrar em extinção na nossa sociedade, ao ponto dos que põem a nú certas ilegalidades é que passam por desonestos.

    E fico por aqui, porque já lhe dediquei mais linhas do que aquelas que merece.

    Noélia

    P.S. Contrariamente e rapidamente não levam acento (´). Registe!

    ResponderEliminar
  13. A D. Noélia quer viver com os confortos que a cidade e a civilização lhe proporciona, sem prescindir da tranquilidade e privacidade que são apanágio do campo.
    Como diz o bom povo, quer ter "o sol na eira e chuva no nabal", ou melhor dizendo, quer ter tudo, porque acha que a tudo tem direito e que a sua única contrapartida é reclamar, reclamar, reclamar!
    Até fez um blog unicamente para isso, porque deve achar que a cidadania não é para contribuir para uma sociedade melhor mas para ganhar os tais 15 minutos de fama.
    Minha senhora, tal como Eça de Queiroz na sua "A Cidade e as Serras", faça a sua escolha de vez e seguindo o exemplo do Jacinto, se não está contente na nossa cidade vá para a Serra e poupe-nos definitivamente aos minidramas do seu quotidiano mediocre.
    Boa viagem!

    ResponderEliminar
  14. Meu caro Otnicaj (Jacinto),

    É impressionante ver pessoas como o Sr. Jacinto ou ao contrário Otnicaj, a defender a ilegalidade e a imoralidade para defenderem o que não tem defesa possível. Acha que o que eu faço aqui é reclamar, reclamar e reclamar, pois digo-lhe que não é e também não me adiantaria de nada vir para aqui reclamar, porque aqui ninguém me resolverá nada.

    A minha reclamação já deu entrada num dos locais competentes para o efeito.

    Quanto ao concurso resolvi não recorrer, resolvi não andar angustiada por 4 ou 5 anos com um processo a arrastar-se no Tribunal, se bem que estive muito perto de o fazer, não pelo resultado que viesse a obter, mas por uma questão de justiça, de legalidade e moralidade. Estamos no século XXI, já não vivemos na idade das trevas, mas, infelizmente, muitas vezes é o que parece!...

    AGORA é que eu necessitava trabalhar em Tavira, perto de casa para poder prestar maior apoio aos meus 3 filhos menores. Sim leu muito bem 3 filhos menores. Mas isso para pessoas como o Sr. é MEDÍOCRE, assim como querer ter "o sol na eira e chuva no nabal", e tem toda a razão era isso mesmo e que mal tem em querer melhorar a qualidade de vida de FORMA LEGAL E HONESTA??????

    Nem de propósito o destino encarregou-se de colocar essa oportunidade no meu caminho, só se esqueceu foi de colocar as pessoas certas (responsáveis e rigorosas)... No meio da SORTE tive um grande AZAR, foi o que foi!... Mas a vida continua e acredite que não estou para aqui a chorar sobre o "leite derramado", não é disso que se trata.

    Acredite se quiser que muito do que se diz no blogue avereadoracareca é que me encorajou a divulgar estas coisas. Já reparou certamente que falo com factos, não ando para aqui a chamar nomes a ninguém nem a levantar falsos testemunhos, tudo o que refiro pode ser comprovado e é isso que vos irrita, apareceu alguém com coragem para denunciar e colocar a descoberto algumas irregularidades e como vos faltam os argumentos, olhe fazem comentários como o seu... que me manda para a serra, para não me ouvirem, mas a INTERNET já está em todo o lado (até na serra), também não adiantaria de muito...

    Mas para a serra vou eu sempre que quero, que posso e me apetece e não necessito que ninguém me mande! E, era só o que faltava que eu deixasse de lutar pelo que está certo, tinha graça, não querem lá ver, só porque me tornei inconveniente para alguns, agora tenho que ir para a serra, Ah, Ah, Ah, Ah...

    É triste constatar que há na nossa sociedade pessoas como V.Exa. que acha bem que se promova o desrespeito pela lei, etc. etc. por conveniência dos seus interesses, certamente!

    Pois eu não estou de facto contente com a nossa cidade e adianto-lhe que já fiz a minha escolha: RECLAMAREI ATÉ QUE A VOZ ME DOA E OS DEDOS TAMBÉM DE TANTO ESCREVER.

    QUANTO A SI não o mando para a serra para não estragar a tranquilidade nem a paisagem, a serra merece melhor, mas vá e não volte, está dispensado de participar dos minidramas do meu quotidiano medíocre... E Muito Boa Viagem para si também.

    Não sei se conhece uma frase que se pode encontrar à porta de muitas casas e que diz: "SEJA BEM VINDO QUEM VIER POR BEM", este é o meu blogue e é como se fosse a minha casa e pessoas que defendem o MAL, a DESONESTIDADE, a INJUSTIÇA como o Sr. NÃO SÃO POR AQUI BEM VINDAS!!!!

    Passe bem!
    Noélia

    ResponderEliminar
  15. Caro Otnicaj (Jacinto),

    Ontem esqueci-me de fazer referência a um minidrama do quotidiano medíocre de alguém. Alguém que, tal como eu, não quer prescindir da tranquilidade e privacidade que são apanágio do campo. E agora utilizando as suas palavars:
    "Como diz o bom povo, quer ter "o sol na eira e chuva no nabal", ou melhor dizendo, quer ter tudo, porque acha que a tudo tem direito e que a sua única contrapartida é reclamar, reclamar, reclamar!" Esta pessoa também reclamou, reclamou em Tribunal contra uma pedreira localizada no campo, perto da sua casa e que o incomodava.

    Considero que esta pessoa fez muitíssimo bem porque, tal como eu, deve achar que a cidadania é para contribuir para uma sociedade melhor, uma sociedade responsável, justa e respeitadora e por isso , tal como eu: Reclamou. E fez bem em reclamar contra algo que estava mal, tanto que fez bem que o Tribunal deu-lhe razão. A pedreira deixou de funcionar.

    E veja bem o que deve ter custado a esta pessoa ter reclamado, afinal teve que reclamar contra um familiar ou amigo (compadre), mas fê-lo em nome do seu bem estar e da sua família. Concorda comigo certamente?!...

    Então desafio-o a que me responda porque é que eu não posso usar o mesmo direito de cidadania, para da mesma forma reclamar contra algo que está mal e que me incomoda bastante. Mas se conseguir responda-me também, porque é que essa pessoa que reclamou contra algo que estava mal e que o incomodava, foi aprovar um projecto com algo que está mal e incomoda muita gente? No caso dessa pessoa, era apenas ele (e família) o incomodado, neste caso, são várias famílias incomodadas.

    Será capaz de me explicar o porquê? Será capaz de me explicar porque é que essa pessoa pode e eu não? O que é que ele é a mais do que os outros? Terá a Constituição da República Portuguesa alguma alínea especial que contemple esta pessoa e não me contemple a mim?

    Desculpe lá mais este pormenor/minidrama de um "quotidiano medíocre"!... Mas tenho a certeza de que, com as suas explicações, o meu quotidiano e o de muita gente vai deixar de ser medíocre e passar a ser muito mais esclarecido.

    Fico a aguardar!...

    Cumprimentos,

    Noélia

    ResponderEliminar
  16. Caro Otnicaj (Jacinto),

    O seu silêncio deixa-me bastante feliz. Depois do que lhe disse não esperava outra atitude da sua parte. Compreendo-o e acredito que deve ter-se arrependido bastante por não ter ficado calado. Mas deixe lá, não se arrelie eu não o levei a mal, afinal só quis defender um amigo (presumo). Mas é com os erros que nós aprendemos.

    E por favor não volte a desejar-me boa viagem!

    Noélia

    ResponderEliminar